Ir para conteúdo principal

Aumenta em 37% total de inscritos no concurso de 2018 em comparação a 2013

Aumenta em 37% total de inscritos no concurso de 2018 em comparação a 2013

Cada vez mais a área pública desperta o interesse de candidatos a uma vaga de emprego. Um comparativo do TRT da 2ª Região entre os inscritos para o atual concurso de servidores (edital 2018) e para o concurso anterior (edital 2013) confirma essa tendência. São 161,4 mil candidatos no total neste ano contra 117,6 mil inscritos na edição anterior, ou seja, houve cerca de 37% de aumento na procura em 2018.

Entre os cargos/áreas oferecidos, os destaques ficam por conta dos candidatos que disputam uma vaga para Analista Judiciário – Área Administrativa, que registra mais de 24 mil inscritos desta vez, contra 12 mil em 2013, ou seja, a procura dobrou. Os que tentam uma vaga para Técnico Judiciário – Área Administrativa são hoje 85 mil, contra 63 mil em 2013 (35% a mais), e o universo dos inscritos para Analista Judiciário – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal soma hoje 5,7 mil candidatos, contra 3,4 mil em 2013 (67% a mais).

As vagas oferecidas no edital 2018 para esses mesmos cargos/áreas são: 27 para Analista Judiciário – Área Administrativa; 144 para Técnico Judiciário – Área Administrativa; e 54 para Analista Judiciário – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal, podendo abrir novas vagas ao longo da vigência do concurso. No edital de 2013, eram oferecidas 9 vagas para Analista Judiciário – Área Administrativa (foram nomeados 96 até o momento); eram 190 vagas para Técnico Judiciário – Área Administrativa (foram nomeados 1.026 até agora) e eram 10 vagas para Analista Judiciário – Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal (foram convocados 136 até então), lembrando que nem todos os candidatos nomeados tomaram posse.

Parceria nos estudos

Pensando em quem está se preparando para a prova prevista para 22 de julho, o TRT-2 desenvolveu a campanha Quero ser um TRTeiro, na sua fanpage no Facebook. O objetivo é informar e motivar os candidatos nessa longa estrada por meio de quatro frentes batizadas como: 1- Destrinchando o edital; 2- O que passei pra passar; 3- Piscadinha do concurseiro; e 4- Estude com o TRT-2.

A primeira (Destrinchando o edital) ajuda os candidatos a interpretarem melhor o edital do concurso, explicando as regras para inscrição, as matérias comuns e específicas e seus respectivos pesos, orientando sobre como estudar para provas de cargos diferentes, entre outros temas. A segunda (O que passei pra passar) reúne depoimentos de alguns ex-concurseiros, hoje servidores do TRT-2, que contam um pouco da sua história e dão dicas para quem busca a aprovação. A terceira frente da campanha (Piscadinha do concurseiro) são vídeos na mesma linha do quadro Piscadinha do Trabalho, só que focados em assuntos relacionados ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho, de acordo com o conteúdo programático do concurso. E a quarta frente (Estude com o TRT-2) lança posts com questões de múltipla escolha de concursos recentes da banca, envolvendo também as matérias relativas ao trabalho, com as respostas publicadas por meio de explicações em vídeo dadas por magistrados do TRT-2.

Para ter acesso a todo esse conteúdo, é só entrar na página oficial do TRT-2 no Facebook. E boa sorte aos candidatos! 

Confira aqui a tabela com os inscritos em todos os cargos/áreas/especialidades em 2018

Veja aqui a tabela com os inscritos em todos os cargos/áreas/especialidades em 2013.

Texto: Agnes Augusto – Secom/TRT-2